Agenir Leonardo Victor -Nasceu na cidade de Itápolis, Estado de São Paulo. É professora. Graduou-se em Pedagogia e Jornalismo. Já publicou os seguintes livros: “A Vida e Você” (crônicas), “Brisas do Passado” (poemas), “Horizonte dos Meus Dias”,  (poemas) e  “O Peixinho Dengoso” (livro infantil).   Pertence à União Brasileira dos Trovadores e à Academia de Letras de Maringá, tendo sido, ainda, Presidente da Sociedade de Cultura Latina do Paraná e do Clube Literário de Maringá.   Como trovadora, foi destaque na organização de congressos literários de poetas e trovadores. Recebeu diversos troféus e diplomas em Concursos realizados por todo o Brasil. A escritora participa ativamente da vida literária e cultural de Maringá.

O professor universitário A. A. de Assis nasceu em São Fidelis - RJ, no dia 07 de abril de 1933. Autor de Robson; Itinerário; Bate-papo; Trovas de paz e amor; Os quebra-molas do casamento; Lufa-lufa; Chiquinho; Felicidade sem camisa; Da arte de ser pai; Desafio do amor; Carta aos moços; Xangrilá; O português nosso de cada dia; Poêmica; Caderno de Trovas, A missa em trovas; Tábua de Trovas; Trovas Brincantes; Trovas Brincantes II, Triversos travessos e A.A.de Assis-Vida Verso e Prosa.

Aparecida Silva Herrera é natural de Presidente Prudente, no Estado de São Paulo. Exerceu função docente e administrativa nos municípios de Jussara, Cruzeiro do Oeste e Umuarama. Membro da Academia Umuaramense de Letras e Artes o AULA - Até 2012, quando passou a integrar a ALM - Academia de Letras de Maringá. É graduada em Letras e Pedagogia pela FAFIMAN, e em Direito pela UNIPAR de Umuarama. Mestre em linguística Aplicada ao Ensino da Língua Materna pela UEM ( Maringá - PR) e Especialista em Metodologia de Produção de Texto pela UNIPAR de Umuarama, onde lecionou Língua Portuguesa e Direito Penal, até transferir residência para Maringá.

Dari Pereira nasceu em São Simão - São Paulo, em 22 de janeiro de 1940, filho de João Pereira e Nilda Gasparini Pereira. Técnico em Contabilidade e Professor. Graduou-se pela Universidade Estadual de Maringá. Pertence à União Brasileira de Trovadores – UBT. É poeta e já publicou quinze livros. O mais recente trabalho de sua autoria é um CD de poemas inéditos Carta a Jesus.

Ivana Cunha Martins membro fundadora da Academia de Letra de Maringá, é jornalista, especialista em Marketing e fotógrafa. Autora dos livros: "Sentimentos e Ilusões"(1987) e Versos Incógnitos (1991). Peças Teatrais: "Uma visita ao Sítio do Pica Pau Amarelo" encenada no Teatro Calil Haddad (1997), "O Pequeno Príncipe e o Natal no Mundo do Faz de Conta" (1998) Teatro Marista. Direção da Peça teatral "Morte e Vida Severina"de João Cabral de Melo Neto, (1998), encenada no Teatro Marista. Foi uma das primeiras promotoras culturais a produzir peças teatrais para colégios de Maringá. Professora Universitária nas disciplinas de Fotografia e Direção de Arte. (2006-2007). Titular da comunidade Poemas e Versos no Facebook. Atualmente dedica-se a assessoria de Marketing  e a fotografia na empresa Pró Mídia. E-mail para contato: ivanamartins@hotmail.com 

Jeferson Luiz Cadamuro Nunes nascido em Mandaguaçu, em 27/12/1962. Em 1985 canta “Terra”, de sua autoria, no Femucic. No mesmo ano, canta a mesma “Terra” e mais Estrela-guia”, também de sua autoria, no Festival de Música do Banco Nacional, em Curitiba e no Rio de Janeiro. Em 1986, tem poemas publicados na “Coletânea dos Poetas da UEM”; Em 1987, canta “Viagem”, dele também, no Festival de Música de Paranavaí; Em 1988, está novamente na “Coletânea dos Poetas da UEM” e no Livro “Asas do Talento”, que reúne escritores do curso de Letras da UEM; Em 1991, conclui o curso de Letras na UEM. Em 1992, participa como instrumentista do Festival de Música do Banestado, em Maringá e Praia de Leste. Daí resulta a gravação de um disco com as canções finalistas. Entre elas, “Terra do Paraná”, de sua autoria; Em 1995, volta ao Femucic com a mesma “Terra do Paraná”; Em 1998, expõe poemas na UEM, em evento promovido pela Secretaria de Estado da Cultura e Diretoria de Cultura da UEM; Em 2000, vence concurso nacional de frases promovido pela DirecTv. Como prêmio, uma viagem ao México; Em 2001, tem poemas publicados no livro “Poetas da UEM – volume 2”, editado pela ADUEM; Em 2006, conclui o curso de Especialização em Teoria da Literatura (UEM); Em 2007, publica o livro de poemas “uma folha seca caiu no meu colo no primeiro dia do ano” com recursos da Lei de Incentivo à Cultura de Maringá; Em 2008, poema de sua autoria é questão de vestibular na Universidade Tecnológica do Paraná; Em abril de 2014, ingressa na Academia de Letras de Maringá; Já pronto, o livro de crônicas “a mosca no cérebro”, com publicação prevista para 2017. Está, há 27 anos, servidor público na Justiça do Trabalho em Maringá, onde vive desde 1999. Maringá, 06.3.2017

Joel Cardoso é Jornalista, colunista, editor da Revista Conexão e de diversos núcleos de jornalismo impresso e on-line. Nasceu em São José dos Campos - SP, no dia 17 de fevereiro de 1951. Autor de Crônicas, pensamentos e reflexões e DNA do jornalismo, Epítome. É presidente da UNIJORE.

Majô Baptistoni é atriz, diretora e professora de teatro. Nasceu em Alto Paraná - PR, no dia 24 de agosto de 1961. Autora dos livros: Pingos de vida; O pintinho assustado e O menino que ganhou uma boneca.  

João Laércio Lopes Leal nasceu em Formosa do Oeste – PR, em 09/09/1966, veio para Maringá em 1967, estabelecendo-se na rua Pinguim, no Maringá Velho.          Estudou o primeiro grau na Escola Theobaldo Miranda Santos (Vila Operária), o segundo grau no Colégio Dr. Gastão Vidigal (Zona 07) e fez o curso de História na Universidade Estadual de Maringá - UEM. Especializou-se em História do Brasil na Universidade Federal do Paraná – UFPR. Funcionário público municipal desde 1985, na condição de historiador, trabalhou ainda como professor nas seguintes instituições: Colégio Estadual Dr. Gerardo Braga, Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, Universidade Estadual de Maringá – UEM, Centro Universitário de Maringá – Unicesumar e Pontifícia Universidade Católica – PUC. Foi também secretário municipal de cultura de Maringá no biênio 2001 – 2002. Publicou as seguintes obras: 1995 – Catálogo da Divisão de Patrimônio Histórico e Cultural de Maringá.1996 – Teatro em Maringá: Vida de Calil Haddad. 2002 – Projeto Memória dos Bairros – Vila Operária.2016 – História Artística e Cultural de Maringá – 1936/1990.

Olga Agulhon é Pedagoga, com Láurea Acadêmica de Graduação, e Especialista em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual de Maringá. De família pioneira na região, é produtora rural, sendo associada do Sindicato Rural Patronal e da Sociedade Rural de Maringá, e cooperada da COCAMAR - Cooperativa Agroindustrial, onde foi membro do Conselho de Administração por 4 anos. Dentre outras entidades culturais, é membro da União Brasileira de Trovadores – UBT/ Seção Maringá e da Academia de Letras do Brasil – Seção Paraná, membro correspondente da Academia Paranaense da Poesia, membro fundadora e ex-presidente da Academia de Letras de Maringá (ALM). Já ocupou o cargo de Secretária Municipal da Mulher, em 2012, e desde janeiro de 2014 atuou como Secretária Municipal de Cultura de Maringá até 2016. Além de textos publicados em jornais, revistas, sites e coletâneas, tem quatro livros publicados: “Delírios” (poesias, 1991), “As três estatuetas de bronze” (infanto-juvenil, 2000), “O Tempo” (poesias, 2003) e “Germens da terra” (contos, 2004, com segunda edição em 2008).                        

Roberth Fabris é membro da Academia de Letras de Maringá, crítico de cinema e artes, ator, ilustrador de livros infantis e juvenis. Mestre em Letras. Autor das obras: Xeque Mate, Noites, Poemas fora de séries, Lira Otaku, Lampifanti, Poemas muito mais fora de séries. Premiado no Concurso da Sociedade Bíblica do Brasil categoria contos, nos anos de 2013-2014, e do Sindicato dos Escritores de Brasília, com a resenha crítica literária no ano de 2014. Menção honrosa do Glorioso Império Brasileiro e participação premiada no livro de antologia Lei Áurea 2014. Menção honrosa por trova especial no concurso da UBT São José dos Campos. Presente na antologia internacional May e sus gentes. Presente em três antologias literárias lançadas em 2015: em Barcelona, Madrid e Buenos Aires. É idealizador do dicasderoberthblogspot.com e do projeto cultural Mundo Geek, destaque no Paraná e no Brasil. Contatos com o autor e contratação para palestras, eventos teatrais e literários: roberthfabris@bol.com.br.

Vera Lucia Fávero Margutti é capixaba.Reside em Maringá-PR desde 1989.Psicopedagoga e escritora. Graduada em Letras, pós-graduação em Psicopedagogia.Participa em mais de 40 Antologias com suas obras. Premiada com o Prêmio Literário de Cultura 2012 pela Literarte e contemplada no Concurso Cultural Literarte 2012, na categoria infantil, com o livro "Tuga, a Tartaruguinha Hiperativa". Autora do livro de poesias "Flores do Coração". Editora Scortecci 2012.Recebeu medalha de ouro no I Troféu: "Amor entre mães e filhos", com a crônica 'Aurora' em maio de 2013.Co-autora do livro infantil "O inseto que gostava de estudar". Editora Iluminatta 2014.Autora do livro infantil "Franguinha Riscadinha". Editora Midiograf 2014.Recebeu o prêmio no Concurso Nº 001/14: Prêmio Aniceto Matti pela Prefeitura e Secretaria de Cultura de Maringá. Na categoria Literatura, com o projeto "Tendas Literárias" em 2015.Autora do livro de contos e crônicas: "Entre Contos & Crônicas, Milagres". Editora Becalete, 2015.Autora do livro infantil  "Lagartixa Clock". Editora Flor do Brasil, 2015.Co-autora do Livro infantojuvenil "A Estrela Solitária" Editora Vivens 2016.

ACADÊMICOS TITULARES

Alberto Paco nasceu em Vilarinho dos Galegos, Portugal. Era muito jovem quando veio morar no Brasil em caráter permanente e aqui vive à cinquenta e sete anos, sendo os últimos vinte em Maringá. É Autor de oito romances: O HOMEM DO RIO; NO CORAÇÃO DO VULCÃO; PRESÍDIO FEMININO; CONJUGANDO O VERBO TRAIR; AS AMANTES DE CAROLINO; MÃE SOLTEIRA; LIDERANÇA MALÉFICA; QUINÁRIO=TRAIÇÃO CONSENTIDA, um livro de contos; FOCOS DE FOGO e um de poesias; CAMINHOS... com poesias e trovas publicadas em diversas Antologias, blogs e sites. Tem trovas classificadas em Concursos Literários no Brasil e em Portugal. É Membro da Academia de Letras de Maringá./ Membro da Academia de Letras do Brasil PR / Membro do Elos Clube. /Presidente da UBT (União Brasileira de Trovadores) Seção Maringá. /Vice-presidente da UBT – Paraná. / Membro do Movimento União Cultural com o cargo de Supervisor Adjunto para a América do Sul / Membro efetivo da Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas / Membro Correspondente Estrangeiro da ALA – Academia de Letras e Artes de Portugal / Membro Correspondente da ALACIB – Academia de Letras Artes e Ciências Brasil, Mariana, MG.

Antonio Roberto de Paula é jornalista e escreve crônicas aos domingos no jornal O Diário do Norte do Paraná. É autor dos livros Da minha janela (2003); A História de um cabo de José, de Maria e de todos os Santos (2004); e Maringânias (2007). Em 2005, dirigiu Crônica democrática de uma cidade brasileira, o primeiro video documentário político de Maringá. Em 2009, De Paula já lançou o videodocumentário As lentes de Kenji . 

Sacerdote católico, Benedito Vieira Telles também é advogado e professor universitário. Nasceu em Bueno Brandão – MG, no dia 04 de novembro de 1928. Primeiro Padre ordenado na (e para a) Arquidiocese de Maringá – PR. Decano dos Cônegos da Arquidiocese de Maringá. Professor Emérito de Direito na Universidade Estadual de Maringá – UEM. Autor de Meus Natais (esgotado) e outros.

Florisbela Margonar Durante é professora de Língua Portuguesa e Inglesa e respectivas Literaturas com especialização em Língua Portuguesa. Nasceu em Itajobi – SP, no dia 10 de dezembro de 1947.  Pertenceu à União dos Escritores de Maringá – UEMA. Participou da Coletânea de Poetas de Maringá II, de todas as Coletâneas da Academia de Letras de Maringá e do livro: Maringá – Um olhar feminino em cores e versos. É autora do livro: Photo - grafando o amor

O professor Jaime Vieira nasceu em Marília - SP, no dia 01 de maio de 1951. Autor dos livros de poesias Desencontros; Ecos e gritos; Reencontro; Outonos; Reencanto; Asas e Contra-espelho

Jeanette Monteiro De Cnop nasceu em Itaperuna- RJ. Apaixonou-se por Maringá, à primeira vista, em 1970, quando veio participar do II Festival Brasileiro de Trovadores. É paranaense de coração desde 1973. Lecionou Língua Portuguesa e disciplinas afins no Departamento de Letras da UEM, de 1987 a 2002, quando se aposentou como doutora em Letras. Atuou em pesquisas nas áreas da Linguagem e da Psicologia, e em projetos de ensino e de extensão. Participou de várias antologias. Publicou em 2003 o livro Tecelã de Textos - vivências de uma professora de Língua Portuguesa. Atualmente preside a Academia de Letras de Maringá.Entre suas principais conquistas coleciona uma infinidade de grandes afetos, especialmente entre ex-alunos, e se sente agraciada pelos quatro seres especiais que tem maternado ao longo da vida (dois casais), os quais lhe presentearam com a escolha de queridos pares (genros e noras), com a consequente multiplicação divina em seis netos. É casada com seu amor de maturidade, José Daufemback.

Jorge Fregadolli é advogado, jornalista, historiador e editor da Revista Tradição. Nasceu em Quatá - SP, no dia 02 de março de 1938. Autor do livro De olho na história. Pertence à Academia de Letras de Maringá e da UBT ( União Brasileira de Trovadores).

José Bidóia, conhecido como “O Poeta das Estradas”, nasceu em Penápolis/SP em 09 de Janeiro de 1930. É pioneiro de Maringá e agropecuarista aposentado. É membro fundador da Academia de Letras de Maringá e da Unijore, bem como trovador da UBT. Compositor com várias músicas gravadas e autor dos livros:
Amenidades, Gotas de Luz, Fascínio, Devaneios, Rimas Badaladas, Primavera, Chuva de Letras, Um Pouco de Mim e Abrindo Corações. No prelo seu décimo trabalho, intitulado Livro Vivo, onde reúne seus poemas preferidos.

Maria Eliana Palma, filha de Joaquim Alves da Silva e Djanira Magalhães Silva, é capixaba da cidade de João Neiva, nascida em 20 de maio de 1950. É casada com Divanir Braz Palma. Tem dois filhos: Patricia e Gilberto, a nora Michele e três lindos netos: Isadora, Álvaro e Heloíse. Vive na cidade-canção desde 1953. Aqui estudou e formou-se em Letras, pela UEM, em 1971. Ministrou aulas no curso de Letras e no Instituto de Línguas.Foi presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de 1990 a 1994. Apresentou programas de rádio por 8 anos, divulgando procedimentos de prevenção de doenças e apresentando quadros culturais, com leitura de textos em prosa e verso entremeados com músicas de qualidade. Em 2003 ingressou na Academia de Letras de Maringá, onde hoje ocupa os cargos de oradora e vice-presidente. Publicou: UNIndo prosa e VERSO” (2003), Sob as lonas da Imaginação – em parceria com a neta Isadora (2009), e Momentos (2016). 

Marco Hruschka nasceu em Ivaiporã - PR na data de 26 de agosto de 1986. Mas foi em Maringá - PR que desenvolveu a arte da escrita, cidade na qual habita atualmente. É graduado em Letras - Português/Francês pela Universidade Estadual de Maringá – UEM e é mestrando em Estudos Literários pela mesma instituição, desenvolvendo um estudo comparado entre as obras A paixão segundo G.H, de Clarice Lispector e O evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago, à luz do existencialismo. Trabalha como professor de língua francesa e escreve artigos no campo da literatura. Seus textos (poemas, contos e reflexões) tratam o amor de maneira profunda e peculiar. Entretanto, também aborda temas como a natureza, a sociedade, relacionamentos, o tempo, a religião, a vida e a morte. Publicou em 2010 seu primeiro livro de poemas, chamado "Tentação". Seu último lançamento é de 2014, um livro de pensamentos chamado “No que você está pensando?”, provavelmente o primeiro livro no Brasil escrito primeiramente todo no Facebook. Já contribuiu com seus escritos em mais de 50 Antologias nacionais e internacionais. Foi agraciado com o “Prêmio Literarte de Cultura 2012”. Já foi jurado técnico em diversos concursos de poemas. É membro titular da Academia de Letras de Maringá.

Pedro Aparecido de Paulo é técnico em elevadores. Nasceu em Sertanópolis - PR, no dia 21 de julho de 1946. Autor de Um pouquinho de Deus, de ti e de mim; Pedras e pétalas; Crepúsculo de Saudades e Fases da Vida.

Rogério Recco é paulista de Assis, nasceu em 25 de dezembro de 1956. Jornalista e autor dos livros: Cocamar, uma história em quatro décadas; Em Algum Lugar - Viagem pela Alma de Um Povo (2007), Seu Joaquim, Um Brasileiro de Coragem (2009), O Diário do Norte do Paraná: 35 anos, em parceria com Antonio Roberto de Paula (2009),

O advogado e professor Ulisses Maia já foi chefe do Núcleo Regional de Educação, presidente da Câmara de Vereadores e, interinamente, prefeito do município. Atualmente exerce o cargo de Prefeito Municipal de Maringá. Nasceu em Maringá-PR, no dia 02 de setembro de 1969. Autor dos livros: Eleições 96 – comentários à nova Lei Eleitoral; Manual do vereador; Eleições 98 – comentários à nova Lei Eleitoral; Eleições municipais 2000; Eleições 2002 - roteiro completo e prático para as eleições; Vereador e a prática parlamentar; e Direito do Consumidor

Angela Ramalho é paranaense. Escreveu "Palavras Pedem Passagem"( poesias 2010), "Poeminhas Dedicados" (poesias infantis,2010), "De Abraços e Cheiros"(crônicas e contos 2012), "Entendendo as Pessoas Grandes" ( contos infantis,2014) E "Traços ( poesias,2014) Possui obras em cerca de 50 antologias. Recebeu em Curitiba-PR o Troféu Prêmio Literarte de Cultura (2012). Indicada pelo Portal do Poeta Brasileiro ao Prêmio Wilson Carita Lopes, como uma das cinco "Melhores Poetisas"de 2013. Recebeu medalha e Certificado no Prêmio "O Melhor de Poesias Encantadas"(2014). Premiada em São Paulo com o troféu de I Lugar ( Categoria Literatura) no Prêmio Top Blog Brasil (2013/14). Neste mesmo ano também na capital paulista, recebeu o Prêmio de Excelência Literária outorgado pela REBRA- Rede de Escritoras Brasileiras.

Antonio Mário Manicardi nasceu em 28 de maio de 1925, em Itápolis. Chegou a Maringá em setembro de 1952. Trabalhou como apresentador político na campanha que elegeu o primeiro prefeito. Foi o primeiro funcionário da Prefeitura de Maringá. Como já era radialista de profissão, também se destacou na área da comunicação. Exerceu o cargo de vereador por três legislaturas. Foi presidente da Câmara Municipal entre 1975 e 1977. É casado com Esmeralda Conceição Caracho Manicardi, com quem tem 4 filhos, todos maringaenses: Antonio, Eraldo, Margareth e Fábio. Participou de muitas entidades assistenciais. Hoje, aposentado participa do Rotary Aeroporto. Publicou o livro Maringá, meu bom dia para você.

Arlene Lima é Assistente social. Foi vereadora, fundadora e presidente do Lar Betânia por 29 anos. Nasceu em São Sebastião do Paraíso - MG, no dia 16 de julho de 1937. Autora de Vida que ensina viver; Estrelas do meu chão; Estrelas do meu caminho; Flores que cultivei; Estréia; Pérolas da alma e Mosaico de ternuras

Darcy Berbert de Andrade é professora aposentada e artista  plástica. Livros publicados: Uma lágrima e uma saudade; Enigma da Palavra; Um amor em Tempos de Guerra (Romance, relatando  fatos da Inquisição; Inquisição  em Transparência (relatando a história verdadeira em Tempos de Trevas); Coletânea de Contos e Crônicas, alguns dos quais premiados; Ipê e Cerejeira, homenagem a Maringá e ao Japão (poemas Haicais), Documentário sobre sua família, entregues em Maringá PR, Japurá PR, Getulina S. Paulo e Nova Friburgo RJ; e Paraíso das Águas e suas Riquezas. Prêmio Master de Literatura em 1986, com o Conto “Um grande Amor” (época colonial). Participação em vários eventos literários brasileiros. Participação em antologias e revistas, com destaque para: Revista Brasília, Revista Tradição e Jornal Imprensa Literária. Distinção com Honra ao Mérito; Portarias Especiais; Moção de Congratulação pela Assembleia Legislativa de MT, no programa Pró-Memória. Produção literária em poesia e prosa, além de muitos contos  literários infantis. Participação em eventos de Artes Visuais. Participação no Projeto Político-Pedagógico Indígena Tucum.

 Hulda Ramos Gabriel  é jornalista, compositora e escritora. Nasceu em Campo Mourão –PR. Filha dos pioneiros de Maringá Augusto Cezar Ramos e Querubina Souza Ramos. Cursou o início do ensino fundamental em escola rural no município de Floresta, escola isolada Emílio de Menezes, terminando no Grupo Escolar Regente Feijó em Doutor Camargo-PR. Cursou o ginásio no Ginásio São Pedro, no mesmo local. Fez segundo grau no Colégio Santo Carraro em Mandaguaçu-PR. Cursou jornalismo na Faculdade Maringá – Maringá-PR.Membro da Academia de Letras de Maringá. Membro da UBT (União Brasileira de Trovadores) sessão Maringá. Membro Correspondente da APALA – Academia Pan-Americana de Letras e Artes - Rio de Janeiro.Obras publicadas: Rumo ao Sul- histórias vividas no Norte e Noroeste do Paraná, em 2001; Suplício da Saudade (romance) em 2003; Jacaroso, o jacaré preguiçoso (infantil), em 2013; Vozes da Terra (poesia), 2015; Veredas Abertas (contos), em 2015. Autora de letra e música do hino do município de São Jorge do Ivaí-PR.Participou com crônicas e poesias em várias coletâneas dos escritores de Maringá. (Órgão Oficial da Academia de Letras de Maringá). 

João Batista Leonardo nasceu em Itápolis, Estado de São Paulo. Formou-se em medicina na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná. Fez pós-graduação em Ginecologia, Obstetrícia e Oncologia no Instituto Nacional de Câncer e na Maternidade Herculano Pinheiro, no Rio de Janeiro. Iniciou as atividades médicas em Maringá em julho de 1969. É especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Oncologia, títulos conferidos mediante concurso pela Associação Médica Brasileira e suas Confederadas. Dentro da medicina tem trabalhos relevantes. Membro de todas as Associações e Sociedades inerentes às suas especialidades. Tem vários trabalhos médicos publicados. Sócio ativo de Lions Internacional, filiado ao Lions Clube Maringá, desde 1971, exercendo cargos regionais e nacionais. Detentor de deferências leonísticas, medalhas, placas e reconhecimentos de Lions Internacional por serviços prestados. É “Companheiro de Melvin Jones”. Tem trabalho relevante na prevenção de uso de drogas, na região e no Brasil. Autor dos livros: Para a Gestante, Drogas Perguntas e Respostas, Os Tempos da Esperança à Razão. Escreveu e dirigiu o filme: A vida e as Drogas.

Lázaro Marinho Dominciano é       mecânico naval. Nasceu em Campestre -MG, no dia 03 de outubro de 1944.       Autor de Quatro poetas e um ideal; Visão da vida e Os três perdidos


Maria Cristina Vieira nasceu em São Jorge do Ivaí PR, em 1970. Pedagôga, Técnica em Enfermagem, Artista Plástica, autora e ilustradora. Membro da UBT ( União Brasileira de Trovadores) . Em 2013 fundou a Editora Flor do Brasil. Foi trabalhando como técnica em enfermagem que ela se descobriu como escritora e ilustradora de histórias,vivenciadas dentro das enfermarias e dos corredores dos hospitais onde atuou por 15 anos.

Nelson Maimone Médico, oftalmologista, rotariano, foi presidente do Clube Hípico de Maringá e da Associação Paranaense de Oftalmologia secção noroeste, por duas gestões cada.Obras: Heloísas & Marias (poesias, 1998); Tonometria de aplanação com e sem fluoresceína; Um novo produto na esterilização do tonômetro de aplanação de Goldmann; Facomatoses; Tonometria sem anestesia, comparação da espessura central corneana com o paquímetro ultrassônico e o óptico.

Nilsa Alves de Melo nasceu no interior paulista aos 28 de abril de 1942. Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo, atuou como professora do Ensino Fundamental, Médio e Superior, principalmente na área de Ciências e formação de professores de Ciências e Biologia. Dedicou por vários anos na área de atendimento social, principalmente na Escola Lar da Criança de Maringá, no internato e como diretora da mesma escola, designada pela SEC/PR. Propõe que a ciência e a poesia podem andar juntas. Apreciadora da literatura, navega nos dois lados obedecendo às regras próprias quando a escrita científica exige. Seus escritos passam por livros didáticos para o Ensino Fundamental, bem como contos, crônicas e poesias. Reside em Maringá PR. Pertence à Academia de Letras de Maringá e a UBT Seção Maringá. 

Railda Masson, nasceu em Maringá. Diretora da Academia de Línguas Cidade Verde, Professora e especialista em literatura inglesa/UEM. Proficiente em inglês com F.C.E. First Certificate/Cambridge. Tradutora, intérprete, escritora, poeta, apresentadora do programa CIRANDA LITERARIA via web/ CSC TV. Publica seus escritos no Blog MULHER MADURA do Jornal O Diário/Mgá e no Recanto das Letras. Membro da Academia de Letras de Maringá e membro fundador da UNIJORE. Diretora do CTG Rincão Verde de Maringá. Autora dos livros CARTAS DE EVITA QUE PERÓN NÃO LEU e ANITA.G.COM, ambos também em Braille. Tem participação em 08 antologias. No prelo o livro FLORBELA, NÃO EU. Autora do projeto CIRANDA LITERÁRIA, apresentado também em San Martin de Los Andes/Argentina e em Marau/RS, onde recebeu o honroso título de Anita Garibaldi.

Tiago Valenciano é doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, UEM, Paraná (2009-2011). É Graduado em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Maringá, UEM, Paraná (2005-2008), atua principalmente na Ciência Política. Professor Universitário, lecionou na Faculdade Alvorada, Astorga e Unifamma e atualmente é Professor da UniCesumar – EAD. É Empresário, proprietário da “Nexus Instituto de Pesquisa”. É associado correspondente do Círculo de Estudos Bandeirante da PUC-PR e associado efetivo do Centro de Letras do Paraná. Autor dos seguintes livros: “A Radiografia do Poder – as elites políticas de Maringá (1997/2012)”, publicado em 2013; “Cara de Santo – As propagandas políticas do Paraná”, de 2014; “Política Brasileira – como entender o funcionamento do Brasil”, publicado em 2015; e “Crônicas entre o público e o privado”, de 2016. Ainda organizou o livro “Tribuna – Discursos de Bento Munhoz da Rocha Netto”, em 2016. 

MEMBROS HONORÁRIOS

Aninha Calijuri

Armando Betiiinardi

Domingos Aparecido Abilas

Gilberto Cezar Pavanelli

Juremi da Rosa Cauduro

Kelly Schemberger

Laurentino Gomes

Maria Eudócia Ferreira

Mariah Ferri

Nilton Tuller

Tadeu França

Wall Barrionuevo

Wilson de Matos Silva

 

MEMBROS CORRESPONDENTES

Antonio Seixas

Carolina Ramos

Daisaku Ikeda

Kleber Leite

Neide Rocha Portugal

Wanderlino Teixeira Leite Neto

MEMBROS DEMISSIONÁRIOS

Derotheu Gonçalves da Silva

Ivy Menon

José Usan Torres Brandão

Luiz Alexandre Solano Lopes

Nivaldo Donizete Mossato

Reginaldo Benedito Dias

MEMBROS FALECIDOS

 

Ademar Schiavone

Altamiro Avelino da Silva

Antenor Sanches

Antonio Facci

Cássia Martins Arruda

Elidir d’ Oliveira

Emílio Germani

France Luz

Francisco Jorge Ribeiro

Galdino Andrade

Odete Salata Mendes

Osvaldo Reis

Wanderlei Vieira

José Hilário

Rodolfo Abbud

Túlio Vargas